Dungeons & Dragons
Dungeons & Dragons (abreviado como
D&D ou
DnD) é um RPG de fantasia medieval
desenvolvido originalmente por Gary Gygax e Dave Arnerson. Jogadores de D&D criam personagens que embarcam em aventuras imaginárias em que eles enfrentam monstros, reúnem tesouros, interagem entre si e ganham pontos de experiência para se tornarem incrivelmente poderosos à medida que o jogo avança. O D&D se destaca dos wargames tradicionais por permitir que cada jogador controle um personagem específico, ao invés de um exército. Miniaturas ou marcadores em um tabuleiro quadriculado são usados ocasionalmente para representar esses personagens. O D&D também apresentou o conceito de Mestre de Jogo (Dungeon Master ou DM, no original), que atua como juiz e narrador e é responsável por manter o cenário ficcional do jogo e aplicar as regras a cada situação descrita.

Dungeons & Dragons é um jogo bem estruturado. Tipicamente, cada
jogador controla um único personagem. Durante o curso do jogo, cada
jogador dirige as ações de seu personagem e suas interações com outros
personagens. Uma partida geralmente dura varias sessões, que são
chamadas de aventuras. Um conjunto de aventuras relacionadas entre si é
chamada de campanha.
Antes de o jogo começar, cada jogador cria o seu próprio personagem e marca seus detalhes em uma ficha de personagem.
Primeiro, o jogador lança os dados para determinar as habilidades de
seu personagem, que consistem de força, destreza, constituição,
inteligência, sabedoria e carisma. Existem outros modos para determinar
os atributos citados os quais encontram-se descritos nas regras do jogo.
Entretanto, esta maneira é vista como a mais tradicional entre os
entusiastas deste RPG. O jogador, então, escolhe uma raça (espécie), uma classe de personagem, uma tendência (um código de ética
e moral
), e um número de perícias e talentos para melhorar e personalizar o personagem.
Durante o jogo, os jogadores descrevem as ações de seu personagem, como
conversar com outros personagens, lutar contra oponentes ou abrir uma
fechadura, e o Mestre do Jogo descreve o resultado de suas ações. Ações
triviais, como escrever uma carta ou abrir uma porta destrancada,
geralmente são bem sucedidas automaticamente. Os resultados de ações
mais complexas ou perigosas são determinadas pela rolagem de dados. As
habilidades e perícias do personagem contribuem ao resultado dos dados.
Um jogo típico de Dungeons & Dragons consiste de uma aventura, que é
o equivalente a uma história. Aventuras geralmente são descritas por um
Mestre ou são usadas aventuras prontas, que são publicadas em forma de
livros. Aventuras publicadas geralmente incluem uma história de fundo,
mapas e objetivos para os personagens alcançarem.